A história da nossa escola

A entrada da nossa escola em 1980
A nossa escola chama-se Escola Municipal Francisco Campos e está localizada no Bairro Tupi, à rua Heraldo Belisário, nº 190. Ela é uma escola municipal, isto é, administrada e mantida pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. É uma escola pública, pois o dinheiro que a mantém vem dos impostos pagos pelo povo. Sua equipe de funcionários é composta por cerca de 130 pessoas.
Sua atual direção foi eleita através do voto democrático da Comunidade Escolar, composta por pais, funcionários e alunos maiores de 16 anos de idade.
Nossa escola foi criada através do decreto 1727/75. Este decreto criou a escola no dia 04 de março de 1975 e em 25/12/1975 ela foi autorizada a funcionar, mas as aulas se iniciaram em 15 de março de 1976.
O nome da escola é uma homenagem a um grande político que muito fez pela educação no nosso país: Francisco Luís da Silva Campos. Mineiro, nascido em Dores do Indaiá em 1891, ele foi Deputado em Minas Gerais, Prefeito de Belo Horizonte, Secretário da Educação e Saúde Pública e Ministro da Justiça entre outros cargos. Escreveu livros sobre Política, Direito e até poesias. Promoveu a reforma do ensino primário e criou cerca de três mil escolas. Faleceu em 1968.
A nossa primeira diretora foi Dona Eutália Engrácia de Almeida e sua vice- Rosina C. Januzzi Campos, cujo mandato durou de 1976 até 1982.
A segunda diretora foi a Dona Enilda Maria Rodrigues Alves, que ficou na direção no período de 1982 até 1988 e teve como vices Alair Pacheco e Jonas Florenzano.
Nossa terceira diretora foi a professora Raquel Mendonça Alves Pereira, que foi também a primeira diretora eleita pelo voto da comunidade escolar. Seu período de direção ocorreu de 1989 até 1992 e teve como vices Maria Elizabete Sabina do Carmo e Maria Dalva Soares Gontijo.
A quarta diretora foi a nossa professora Angela Maria Duarte Bernardino, que ficou no cargo de 1993 a 1996 e suas vices foram Maria Dalva Soares Gontijo e Sônia Maria de Jesus Pereira.
Nossa quinta diretora foi a professora Sandra Xavier Fonseca, que ficou no cargo de 1997 a 2000 e seus vices-diretores foram Sônia Maria de Jesus Pereira e Hermes Reinaldo Silva.
O professor Denílson Eustáquio de Souza foi o primeiro diretor homem de nossa escola, no período de 2001 a 2004 e sua vice-diretora foi Eliane Salem de Oliveira..
Já o professor Jonas Moreira Braga dirigiu a escola entre 2005 e 2008 e Galeno Criscolo Parrela foi seu vice-diretor no período..
Soraia Penaforte foi nossa diretora de 2009 a 2014, quando cada mandato passou a ter três anos cada. Ela teve como vice-diretoras Flávia Lucimar Batista da Luz e Imaculada Nepomuceno da Fonseca.
A atual diretora é a professora Magda Gonçalves, que estará à frente da direção escolar no período de 2015 a 2017. Sua vice-diretora é Gleice Aparecida Santos Silva
Nossa escola foi criada inicialmente para atender a alunos de 1ª a 4ª séries e posteriormente, teve em seu quadro alunos até a 8ª série. Ela funciona em três turnos, sendo o noturno dedicado principalmente a Educação de Jovens e Adultos.
Além de cerca de mil alunos matriculados em seus três ciclos, de três anos cada, a escola ainda conta com quase quinhentos alunos que permanecem na escola no contraturno das suas aulas, pois frequentam a Escola Integrada, com suas várias oficinas de reforço, esporte, arte e artesanato, brinquedos e brincadeiras, excursões a cidades históricas, museus, parques, etc.
A escola tem também vários programas como o Programa de Correção de Fluxo Escolar -Entrelaçando, o Plano de Melhoria da Aprendizagem-PMA e o Escola Aberta, que oferece esporte e lazer para a comunidade aos finais de semana.
Texto original de Angela Maria Duarte Bernardino
 (com atualizações)
Março/2015
Frente da escola em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário