segunda-feira, 2 de novembro de 2015

EQUIPE DA E.M.F.C. É CAMPEÃ NO TORNEIO REGIONAL DE MANCALA

Em nossa estreia na competição já saímos vencedores. Que venha o Torneio Municipal!

Nossos alunos aprenderam a jogar a MANCALA, o jogo africano, na metade do primeiro semestre deste ano. O jogo foi trazido para a escola pela auxiliar de biblioteca Marli Gonçalves, que aprendeu com Amanda Miranda, funcionária da biblioteca da E.M. Hilda Rabello da Matta, para este fim. 
Os alunos, desde que aprenderam a jogar, começaram a ensinar aos colegas e os interessados passaram a jogar na hora do Recreio, todos os dias, na Biblioteca da escola. 


Os professores de Educação Física Roberto e Raquel e as professoras Adriana e Márcia de Artes também incentivam a prática do jogo em suas aulas.


Pré-aquecimento - treinando mais um pouco antes de começarem os jogos.
Mancala humana. Alunos da E.M. Hilda Rabello da Matta montaram um bela apresentação onde os alunos faziam o papel das peças, enquanto outros dois faziam as jogadas

A equipe concentrada, aguardando a vez de jogar.
Juízes a postos, iniciaram os jogos


Ansiedade: aguardando a apuração dos pontos.
Aqui quando soubemos o resultado!!! Ganhamos!!!
O aluno Luiz Henrique Estevam de Melo foi o melhor jogador do torneio, com o maior número individual de pontos.
Os campeões em festa, de volta a nossa escola. 

OS BENEFÍCIOS DE JOGAR MANCALA
Além de ser um jogo muito fácil de aprender, podemos afirmar que os jogos de MANCALA:
- Desenvolvem o racioncínio lógico e o pensamento matemático na medida em que é fundamental a necessidade de controlar o número de pedras em cada cavidade.
- Melhoram as habilidades de observação. Os jogadores têm necessidade de desenvolver habilidades cognitivas especiais para distinguir os bons movimentos e ainda reconhecer, no tabuleiro, as posições favoráveis.
- São exercícios que reforçam a memória e a concentração.
- Ensinam a pensar analiticamente, uma vez que os jogadores devem aprender a planificar e a desenvolver estratégias. Para ser bem sucedido, o jogador tem de prever o que vai acontecer com várias jogadas de antecedência. O jogo incita o jogador a antecipar os próximos movimentos do seu adversário. A criança tem de se colocar na posição do outro, de contrário poderá ser facilmente derrotada.
- Ensinam a paciência. Eles oferecem a oportunidade de facilmente reconhecer como se pode melhorar com a prática e, assim como recolher dividendos, num futuro, se aprender a trabalhar.
- Os jogos de Mancala também induzem ao sentido do cumprimento da regra, de “fair play” e de saber lidar com a derrota.
- Com a sua disposição face-a-face, promovem a interação social, a cooperação e a competição, e no fundo, melhorar as habilidades sociais. Se a tudo isto for acrescentado um trabalho sob uma perspectiva multicultural,
potenciar-se-á a abertura das mentes onde não haverá lugar para as atitudes racistas. Eles também incrementam a consciência e o respeito para com as nossas heranças culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário